Aventura na Serra da Mantiqueira


São 4 as principais trilhas que levam aos melhores picos: Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida e Pico do Selado, todas acima de 1.800 metros. Os passeios têm duração de até 4 horas e para faze-los, é necessária a contratação de um guia especializado. Ao longo da aventura, paisagens de encher os olhos e vistas incríveis. Aos amantes dos esportes, também vale a pena fazer o rapel!

Chapéu do Bispo: a apenas 15 minutos do Platô, a pedra do Chapéu do Bispo (2030 metros de altitude) é bastante visitada pelos turistas nos finais de semana. Os mais ousados podem subir no seu topo, com a ajuda de ferros fincados na rocha, ou mesmo fazer um rapel.

Pedra Redonda: de todos os passeios pelas montanhas, a Pedra Redonda é, talvez, a que proporciona a vista mais bonita de Monte Verde (embora esteja a apenas 1990 metros de altitude, enquanto que os outros picos situam-se a mais de 2000). Atingir o seu cume exige um pouquinho mais de esforço: apesar da trilha ser curta, a subida tem trechos bastante íngremes, mas o trabalho compensa quando se chega lá em cima. Aí é só sentar, relaxar e ficar curtindo o visual.

Pedra Partida: a partir da mesma trilha que leva à Pedra Redonda, pode-se chegar também à Pedra Partida. Essa caminhada nos leva a 2050 metros de altura, em um trajeto mais longo, porém mais tranqüilo e sem subidas abruptas. O visual lá do alto é semelhante ao que se tem na Pedra Redonda: avista-se toda a vila de Monte Verde e, ao longe, a Pedra do Baú (em Campos do Jordão).

Pico do Selado: ponto mais alto de toda a região, o Pico do Selado fica um pouco mais distante de Monte Verde, e é necessária uma caminhada de aproximadamente 2 horas a partir do Platô para se alcançar seu cume, a 2083 metros de altitude. A trilha é um pouco cansativa, com trechos íngremes (razão pela qual não é recomendável levar crianças pequenas). No topo do Selado tem-se uma soberba visão panorâmica de toda a serra, e as nuvens abaixo dão a impressão de que estamos em um avião! Ao final da tarde, se o dia estiver claro, podem-se ver as luzes de sete cidades da região e do Vale do Paraíba.

Informações: (35) 3438 2410

Nenhum comentário: