JET SKI






HISTÓRIA

O jet ski é um produto com marca registrada da Kawasaki, uma das fábricas que produzem embarcações do tipo moto-aquática. O primeiro jet ski foi concebido pela Kawasaki Motors do Japão, quando um dos diretores solicitou ao departamento de desenvolvimento de produtos que criasse um "brinquedo" a motor para ser oferecido de presente aos melhores clientes.

Criou-se a Associação Internacional de Jet Ski (IJSBA), que passou a cuidar dos interesses das pessoas que possuíam jet skis e a promover as competições. Com a entrada de novos fabricantes no mercado, a Associação passou a se chamar Internacional Jet Sports Boating Association.


No Brasil, o jet ski é representado pela Associação Brasileira de Jet Ski (BJSA), que foi fundada em 1992 e tem como principal objetivo normalizar, regulamentar e defender a imagem do esporte, dentro das regras internacionais ditadas pela IJSBA.

ONDE PRATICAR JET SKI


Para a prática de jet ski, existem dois tipos de locais: os agitados e os mais calmos. Quem prefere os mais calmos, deve optar por treinar em lagos e represas, onde a maior vantagem é o fato de poder treinar as manobras sempre no mesmo terreno, devido à constância da água.

No jet ski existem dois tipos de modalidades: o convencional e o jet ski em ondas, o chamado freeride. No Brasil, os picos para o jet ski são Piçarras, em Santa Catarina, Itanhaém, no litoral paulista, Cabo Frio, no Rio de Janeiro e Boa Esperança, em Minas Gerais. Essas cidades já receberam várias etapas do Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Já o Mundial acontece geralmente em Lake Havasu, no Arizona, Estados Unidos.



QUEM PODE PRATICAR JET SKI


Para andar com o Jet Ski são necessários, além dos cuidados, alguns documentos obrigatórios. Em toda competição são exigidos a habilitação da Marinha, o registro do Jet e seguro obrigatório, convênio médico e a autorização do Poder Judiciário (Juizado de Menores), caso o atleta tenha menos de 18 anos.

COMO SÃO AS COMPETIÇÕES DE JET SKI


As competições de Jet Ski são divididas em três partes: as provas de Circuito Fechado, Slalon e Endurance.

As provas realizadas em circuito fechado são parecidas com as de atletismo. O vencedor é aquele que conseguir completar o percurso no menor tempo possível. O principal objetivo é não sair da raia, pois o atleta é penalizado.

Existem diferentes categorias para cada modelo de Jet Ski, de acordo com a potência. Nas provas de Slalon, contra o relógio, o piloto tem que contornar as bóias e fazer o percurso no menor tempo possível.

Já no Endurance, provas de longa duração, geralmente é formada uma dupla que pode revezar o mesmo Jet Ski quantas vezes quiser para suprir eventuais problemas.

Nenhum comentário: